A passagem de Slimani pelo Coritiba pode chegar ao fim antes do esperado. De acordo com o ‘ge’, o Coxa notificou o argelino extrajudicialmente para que se reapresentasse sob pena de rescisão de contrato por justa causa e cobrança de multa rescisória na FIFA.
Após a eliminação da Argélia na Copa Africana de Nações, o Coritiba exigiu o retorno do atacante, mas não teve qualquer tipo de resposta. Diante disso, o clube resolveu tomar a medida.
A advogada Fernanda Soares, especialista em direito desportivo, diz que, a depender do entendimento da FIFA, o jogador poderá ser punido.
“A FIFA pode entender que houve descumprimento de contrato por parte do atleta. Assim, além do pagamento de multa por quebra do contrato, a FIFA pode aplicar sanção desportiva ao atleta também, como a suspensão por determinado período de tempo”, afirma.
Em relação à rescisão por justa causa, o advogado Carlos Ramos, especialista em direito desportivo, prega cautela às partes, uma vez que trata-se de uma medida extrema.
“É sabido que os clubes são obrigados a liberar os atletas para as competições oficiais da FIFA e suas Confederações por norma regulamentar. Ao mesmo tempo, encerradas as competições ou ocorrida eliminação precoce, os atletas devem retornar imediatamente, com alguns poucos dias de folga que são acordados entre os clubes e os jogadores. Seria preciso examinar e documentar minuciosamente as razões do não retorno, pois a imposição de justa causa é algo tão extremo e excepcional que depois poderia ser revertida judicialmente e o clube condenado a indenizar o atleta. Assim, a tentativa de cobrança da multa rescisória na FIFA poderia resultar prejudicada. Recomendaria máxima cautela aos envolvidos”, analisa.
O Coritiba tem até a próxima quarta-feira, 31 de janeiro, para definir a situação de Slimani. A data é quando uma cláusula que consta no contrato do argelino passa a valer. Nela, o Coxa precisará aceitar qualquer oferta de outros clubes europeus pelo jogador. Porém, até o momento, não há nenhum interessado.
O contrato de Slimani com o Coritiba é válido até o fim de 2024. O argelino chegou ao Brasil no dia 23 de agosto e disputou 11 jogos (10 deles como titular) pelo Campeonato Brasileiro do ano passado. Nesse período, marcou três gols e deu duas assistências.
Crédito imagem: Coritiba/Divulgação
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Este conteúdo tem o patrocínio do Rei do Pitaco. Seja um rei, seja o Rei do Pitaco. Acesse: www.reidopitaco.com.br.