Nesta segunda-feira (24), a Primeira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) vai julgar Paysandu e Remo por cantos homofóbicos de seus torcedores durante as partidas da semifinal da Copa Verde de 2021, disputadas nos dias 1 e 4 de dezembro do ano passado.
Os dois clubes foram denunciados e enquadrados no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que fala em “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”. Para esses casos, a punição prevista é multa de até R$ 100 mil e a perda de pontos da partida em que os insultos aconteceram.
A Procuradoria do STJD tomou conhecimentos dos casos depois que uma Notícia de Infração (denúncia) foi apresentada pelo Coletivo de Torcidas LGBTQ. No entanto, a NI foi arquivada e a denúncia foi apresentada contra ambos os clubes com base em provas documentais e de vídeos que circulam nas redes sociais.
Paysandu
No dia 1º de dezembro de 2021, Paysandu e Remo fizeram a partida de ida da semifinal da Copa Verde. Aos 11 minutos do segundo tempo, a torcida do Papão entoou cantos homofóbicos direcionados ao jogador Neto Pessoa, o chamando de “v*adinho”. Em outro momento ainda cantaram, repetidamente, “remista é gay, é gay, é gay”.
Remo
No dia 4 de dezembro de 2021, Remo e Paysandu disputaram o jogo de volta da semifinal da Copa Verde. Na ocasião, torcedores remistas entoaram cantos homofóbicos direcionados à torcida bicolor: “todo v* que eu conheço é bicolor”.
O julgamento de ambos está marcado para começar as 13h (de Brasília) desta segunda e terá transmissão ao vivo no site do STJD.
Crédito imagem: Remo/Twitter
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!