O Grêmio divulgou uma nota oficial nesta terça-feira (24) afirmando que duas perícias contratadas pelo clube descartaram ofensas raciais contra o atacante Carlinhos, do Flamengo, após a expulsão do jogador na partida do último domingo, pelo Brasileirão.
Segundo o Tricolor gaúcho, as empresas responsáveis pelas perícias foram: Grupo Peritos, do Rio, e Becker&Sawitzki, de São Paulo.
Sem apresentar os laudos, a nota do Grêmio diz que ambas “perícias chegaram a uma mesma conclusão, refutando quaisquer falas injuriosas”.
Ainda conforme o Grêmio, um dos laudos diz que “a aventada expressão ‘macaquinho’ é equivocadamente induzida pela legenda do vídeo do site do jornal Lance!, e pela matéria escrita na mesma página do site que, no entanto, não corresponde ao que, de fato, consta registrado no vídeo analisado”.
Outro laudo aponta que “a presença desse fonema específico fortalece a hipótese de que o termo pronunciado esteja mais alinhado com expressões como ‘tá brabinho’ ou ‘tá bravinho’, descartando a possibilidade de ‘macaquinho’ com base na análise dos sons identificados”.
Por fim, o Grêmio fez um pedido de retratação ao portal ‘Lance!’, que publicou um vídeo legendado do momento em que teriam ocorridos as ofensas, e do próprio Flamengo, que reverberou a publicação ao fazer a denúncia do caso.
A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) abriu um inquérito para apurar o caso.
Crédito imagem: Getty Images
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo