Search
Close this search box.

Pleno do STJD mantém punição imposta pelo TJD-SP a atletas do Fernandópolis por manipulação de resultado no Paulista

Punidos pelo Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo (TJD-SP) por manipulação de resultados na quarta divisão do Campeonato Paulista, quatro jogadores do Fernandópolis tiveram as penas mantidas pelo Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Em sessão realizada na última quinta-feira (29), a última instância da justiça desportiva manual manteve, por unanimidade, as penas da seguinte forma: Índio, 360 dias de suspensão e multa de R$ 6 mil; Rafael, Rian e Rinaldo, 180 dias de suspensão e multa de R$ 2 mil, cada.

Em julho do ano passado, o TJD/SP suspendeu preventivamente o Fernandópolis e 11 jogadores por suspeita de manipulação de resultados nos Campeonatos Paulista A2 e sub-20. A suspensão aconteceu a duas rodadas para o fim da segunda fase e, com isso, o clube foi eliminado perdendo os dois últimos jogos por W.O.

Na denúncia consta que os denunciados atuaram deliberadamente de forma prejudicial à equipe do Fernandópolis Futebol Clube; que a referida agremiação possui parceira com a empresa Eons Comércio de Ferragens e Organização de Eventos Ltda. e que a partir dela os atletas agiam de forma a manipular resultados da equipe nos Campeonatos Sub-20 e Sub-23, administrados pela Federação Paulista de Futebol (FPF), visando a obtenção de vantagem ilícita em apostas desportivas.

A Procuradoria juntou na denúncia relatórios feitos pela empresa especializada de análise de desempenho Stats Perform Integrity (SPI, contratada pela FPF, que identificou jogadas suspeitas em linha com as preocupações de integridade nos jogos do Fernandópolis.

Os jogos com suspeita de manipulação foram na primeira fase, nas derrotas para Vocem e Tanabi. No duelo entre Fernandópolis e Vocem, o placar estava em 2 a 2 até os 23 minutos do segundo tempo. Em um intervalo de 19 minutos, o Fernandópolis sofreu três gols e perdeu por 5 a 2. Contra o Tanabi, na derrota por 2 a 0, os dois gols saíram na etapa complementar, aos 20 segundos e aos 49 minutos.

Os atletas foram denunciados e punidos no TJD/SP no artigo 243 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) por atuarem deliberadamente de forma prejudicial a equipe do Fernandópolis de forma a manipular os resultados do Campeonato Sub-20 e sub-23 do Paulista.

A decisão de primeira instância foi mantida no Pleno local e os atletas recorreram ao Pleno do STJD.

Crédito imagem: STJD

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo – Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.