Search
Close this search box.

Pleno do STJD reabre inquérito sobre suposta interferência externa na arbitragem entre Bahia x Grêmio

Os auditores do Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) concederam a garantia solicitada pelo Grêmio e reabriram o inquérito que vai investigar suposta interferência externa na arbitragem na partida contra o Bahia, pelo Brasileirão. O Mandado de Garantia foi julgado nesta quinta-feira, 22 de agosto, e a garantia concedida por unanimidade dos votos.

Com a garantia concedida, o presidente do STJD sorteará o novo relator que será responsável por processar o inquérito. O processo disciplinar que julgará a expulsão de Diego Costa aguarda a conclusão do inquérito instaurado para ser julgado em primeira instância.

Entenda o caso

O Grêmio ingressou com Notícia de Infração (NI) no STJD dois dias após a partida contra o Bahia, realizada em 27 de abril, na Arena Fonte Nova. No documento, o clube gaúcho acusa a interferência de um ex-árbitro no lance que culminou com a expulsão do atacante Diego Costa, que estava no banco de reservas e recebeu o cartão vermelho nos minutos finais da partida.

A NI foi analisada pela Procuradoria do Tribunal, que sugeriu a então presidência do STJD a abertura de inquérito para investigar a denúncia do Grêmio e designado relator processante. Antes do início da investigação, o Procurador-geral a época fez novo parecer no sentido de arquivamento da Notícia de Infração.

O então relator despachou por cima da nova decisão da Procuradoria e o arquivamento foi comunicado ao Grêmio, que entrou com pedido de revisão e teve o arquivamento mantido pelo novo Procurador-geral Paulo Dantas.

Discordando da decisão, o Grêmio ingressou com Mandado de Garantia solicitando a reabertura do inquérito. O pedido entrou na pauta da nova composição do STJD do Futebol.

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.