Pesquisar
Close this search box.

Pleno do STJD rejeita recurso do Villa Nova-MG e mantém Democrata com a vaga para a Série D de 2023

Em julgamento nesta quinta-feira (13), o Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) rejeitou o recurso do Villa Nova-MG sobre a discussão da classificação do Campeonato Mineiro de 2022. Os auditores mantiveram a decisão e entendimento do TJD-MG de que a vaga na Série D do Campeonato Brasileiro do ano que vem pertence ao Democrata, campeão do Troféu Inconfidência.

O Leão do Bonfim entrou com um Mandado de Garantia pleiteando a terceira vaga do estado na competição nacional de 2023 via Campeonato Mineiro. No TJD-MG, o clube teve o pedido negado e então decidiu recorrer à última instância, o Pleno do STJD.

O Villa Nova-MG entende que a classificação final do Mineiro deste ano é a que garante a vaga, enquanto a Federação Mineira de Futebol (FMF) apontou o Democrata como o representante do estado na Série D, uma vez que a equipe conquistou o Troféu Inconfidência – minitorneio disputado pelo quinto, sexto, sétimo e oitavo colocados da classificação final do estadual.

Entenda o caso

Após se sagrar campeão do Troféu Inconfidência, o Democracia conquistou a vaga para a quarta divisão do campeonato nacional do ano que vem.

No entanto, dias após o término do Campeonato Mineiro, o Villa Nova ingressou com uma ação no TJD-MG pedindo a impugnação da classificação final do torneio, alegando que o Troféu Inconfidência é uma competição distinta e, por isso, não deveria ser levada em consideração ao definir a vaga para a Série D.

O clube de Nova Lima chegou a ter um parecer favorável da Procuradoria do TJD-MG, mas por fim o órgão decidiu, em primeira instância, em favor do Democrata.

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.