Esta semana foi o fim do período de férias dos jogadores de futebol dos clubes brasileiros. A pré-temporada 2019 vai começar. Oportunidade para os times que caíram na série B do campeonato se organizarem com a nova realidade financeira e para os times que subiram à série A visarem novas conquistas.
Em algumas das instituições, também é um ano com renovação fora das quatro linhas. As eleições foram importantes para a mudança, manutenção e busca por novos títulos neste ano.
A pré-temporada, seja ela dentro, seja fora de campo, serve não apenas como uma fase de preparação dos atletas e aprimoramento do entrosamento entre os jogadores, mas também para avaliar os pontos positivos e corrigir os negativos, analisar o plantel disponível, estudar dispensas, vendas ou novas contratações e, considerando a realidade financeira, traçar os objetivos almejados para a nova temporada.
Cada vez mais temos acompanhado que as boas-vindas vêm sendo dadas pela presidência e demais integrantes das administração dos clubes em conjunto com a comissão técnica e seus jogadores.
No mundo corporativo é exatamente igual! Os colaboradores das empresas têm, no fim de cada ano, encontros de confraternização que visam, entre outras coisas, analisar junto com a alta administração os resultados do ano que passou e traçar as metas da companhia para o ano seguinte, quem serão os novos parceiros, os novos produtos, a nova equipe…
Assim, fica cada vez mais claro que o futebol deixou, há bastante tempo, de ser apenas um esporte e virou um grande e rico negócio. Os clubes estão precisando constantemente de aprimoramento e profissionalização da gestão como grandes corporações que são.
Profissionais competentes e preparados, transparência, tecnologia e compliance transmutarão o esporte mais importante do Brasil.
Que venha a temporada 2019.