A 5ª Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) julgou e puniu, nesta quarta-feira (16), o Boavista pela escalação irregular do volante Ryan Guilherme. O clube carioca teve sete pontos retirados e caiu para a lanterna do Campeonato Carioca, com um ponto negativo. A decisão cabe recurso no Pleno do Tribunal.
O processo contra o clube de Saquarema teve origem depois que Madureira e Bangu apresentaram uma notícia de infração para a Procuradoria do TJD-RJ. O Boavista foi punido por unanimidade com base no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que fala em “incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente”.
Entenda o caso
O jogador foi expulso por agressão na última rodada da Taça Guanabara do ano passado, contra a Portuguesa-RJ, e acabou sendo suspenso por cinco partidas. Contratado para o time sub-20 do Fortaleza, o volante não precisou cumprir a pena lá, uma vez que a mesma é de âmbito estadual. Em 2022, voltou ao Boavista e acabou não sendo relacionado para a estreia contra o Botafogo, mas ficou no banco e entrou no segundo tempo contra Vasco e Flamengo.
Crédito imagem: Divulgação
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!