Nesta terça-feira (4), o órgão de controle do futebol francês (DNCG) anunciou sanções ao Lyon por falta de garantias financeiras. Com a medida, o clube de propriedade de John Textor passará por fiscalização da folha de pagamento e abonos de transferência. De acordo com jornal francês “L’Équipe”, as últimas tentativas do mandatário para regularizar a situação não foram suficientes para reverter o caso.
John Textor, que também é proprietário da SAF do Botafogo, se reuniu com o órgão na última quarta-feira, seis dias antes do anúncio da punição. O DNCG havia concedido ao americano 14 dias para injetar € 60 milhões no orçamento do clube para a próxima temporada.
Segundo o jornal francês, o Eagle Football Holdings, grupo controlado por John Textor, não se alinhou com o que planejava Jean-Michel Aulas, ex-presidente do clube. O orçamento apresentado pelo Lyon é inferior ao que Aulas tinha previsto.
Com isso, o DNCG solicitou a apresentação de um conjunto de garantias e documentos adicionais. O pedido foi enviado pelo Lyon na última segunda-feira e a Eagle Football também teria anunciado que iria transferir ativos do grupo, entre eles a SAF do Botafogo e 46% do Crystal Palace, para o Lyon. A decisão provocaria um aumento de capital de quase 300 milhões de euros.
A movimentação de Textor seria uma forma de evitar a venda dos principais nomes do elenco do clube.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo – Inscreva-se!