Atual patrocinadora de materiais esportivos da Alemanha, a Adidas anunciou nesta segunda-feira (1) a proibição de personalização das camisas da seleção com o número ‘44’.
O motivo é a semelhança com a runa SS, símbolo associado às unidades nazistas, resultante da tipografia utilizada.
O porta-voz da empresa, Oliver Brüggen, confirmou à ‘BBC’ o veto das personalizações. Além disso, negou qualquer intenção de criar tal semelhança na tipografia. Ele afirmou, por fim, que a empresa é firmemente contra a xenofobia, o antissemitismo, a violência e o ódio em todas as suas formas.
A runa SS era um símbolo associado às unidades nazistas, desenvolvido em 1929. Os campos de concentração, onde os agentes da SS operavam, foram responsáveis pela morte de cerca de seis milhões de pessoas, de acordo com o Museu do Holocausto de Curitiba, o primeiro do Brasil.
A Adidas é a fornecedora dos uniformes da seleção alemã desde 1950. Para a Eurocopa, a empresa lançou um segundo uniforme na cor rosa, com o objetivo de celebrar a diversidade.
A polêmica entre a seleção alemã e a Adidas ocorre pouco depois de dirigentes da Federação Alemã de Futebol (DFB) anunciarem planos de trocar a marca pela norte-americana Nike.
Crédito imagem: Reprodução
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