A Fifa decidiu punir o Porto FC, de Portugal, com transfer ban (sanção que impede o registro de novos jogadores) depois que o clube descumpriu o pagamento de uma dívida de 378 mil euros (R$ 2,4 milhões na cotação atual) com o São Paulo. A quantia, que tem 5% de juros ao ano, refere-se à última parcela da compra do zagueiro Éder Militão. A informação foi revelada primeiramente pelo site ‘UOL Esportes’.
Os portugueses deveriam ter quitado o débito com o Tricolor até o dia 20 do mês passado, conforme determino a decisão dos tribunais da Fifa. No entanto, o Porto não cumpriu com o compromisso e sofreu a punição da entidade máxima do futebol.
Caso o Porto não pague o valor ao São Paulo nos próximos dias, ficará proibidor de registrar jogadores pelas próximas três janelas de transferência da Europa. Se a inadimplência continuar, o caso deverá ser levado ao Comitê Disciplinar da Fifa que poderá fazer o clube português perder pontos na competição local.
Militão foi negociado do São Paulo para o Porto em agosto de 2018 por 7 milhões de euros (R$ 30,6 milhões na época). Um ano depois, acabou sendo vendido ao Real Madrid por 50 milhões de euros.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!