Search
Close this search box.

Premier League banirá dos estádios os torcedores que praticarem atos racistas dentro e fora das arquibancadas

Os torcedores que praticarem atitudes racistas ou discriminatórias serão banidos de todos os campos da Premier League. A medida foi anunciada pela liga nesta terça-feira (10), dias antes do início da temporada 2021/22. A informação foi revelada pelo ‘The Guardian’.

O retorno completo dos torcedores aos estádios marcará a nova temporada. No entanto, a ideia de que “o futebol não é nada sem os torcedores” foi acompanhada pela determinação, principalmente liderada pelos jogadores, de acabar com a discriminação no futebol. Recentemente, diversos casos de racismo nas redes sociais foram presenciados.

A Premier League afirmou que as novas punições serão uma mistura de ações do ‘No Room for Racism’, campanha de combate ao racismo da liga, com sanções que antes eram aplicadas pelos clubes de forma individual. O objetivo é dar um foco maior na identificação do comportamento criminoso, tanto nas arquibancadas quando por meio do sistema de denúncias de abuso discriminatório online da organizadora do campeonato inglês. Campanhas educacionais também serem adotadas.

O anúncio ocorre dias após o Twitter apresentar dados de sua própria análise sobre abuso online contra jogadores da Inglaterra durante a Euro. A plataforma de rede social disse que removeu 1.622 mensagens com teor racista nas 24 horas após a decisão contra a Itália. Segundo a empresa, a maioria das mensagens foram feitas por pessoas que moram no Reino Unido.

Apesar da ação, a Premier League acredita que as redes sociais podem fazer mais no combate ao racismo e cobra ações mais efetivas.

Crédito imagem: Getty Images

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.