Pesquisar
Close this search box.

Premier League decide hoje se retoma parte do “velho normal” do futebol

A bola volta a rolar no campeonato inglês no próximo dia 12, mas a Premier League ainda está dividida sobre manter ou não as cinco substituições para a próxima temporada. O tema já foi debatido no conselho da liga. “Os times pequenos da Inglaterra pediram para manter as três e os grandes querem cinco. O placar foi de 11 a 9 na votação e a competição deve ser com 3 substituições”, informou Sálvio Spinola, especialista em arbitragem.

Entre os nove clubes que votaram contra no último dia 6 de agosto estão Liverpool, Manchester City, Manchester United, Chelsea, Tottenham e Arsenal. Na ocasião, as equipes também opinaram sobre a manutenção de nove jogadores no banco de reservas ao invés de sete e deu empate, 10 votos a favor e 10 contra.

Insatisfeitos com o resultado, os grandes da Inglaterra colocaram os itens de volta à pauta do conselho. A reunião acontece nesta quinta-feira (3). Qualquer clube pode propor emendas às regras a qualquer momento, mas os pequenos falam em desvantagem competitiva se as mudanças da última temporada forem mantidas.

Felipe Mourão, advogado especializado em direito esportivo, destaca que a entidade máxima do futebol autorizou, mas não determinou as mudanças. “A Fifa deixou bem claro que as entidades organizadoras das competições terão absoluta discricionariedade neste sentido.”

Cabe à Premier League, então, decidir se vai continuar a permitir os cinco substitutos e equipes maiores em dias de jogo. As mudanças foram adotadas em meados de junho para que os clubes lidassem melhor com o grande número de partidas em um espaço de tempo relativamente curto, após a interrupção de três meses em razão da Covid-19.

A International Football Association Board (IFAB), órgão que regula as regras do futebol, seguiu recomendação da Fifa e determinou as mudanças para as temporadas 19/20 e 20/21. “O texto divulgado pela Fifa deixa claro que se trata de uma adaptação (até aqui provisória) que visa adequar o jogo a um calendário bastante rigoroso. Ou seja, é a Lex Sportiva alterando momentaneamente as ‘regras do jogo’ em decorrência das substanciais mudanças no calendário”, destacou Pedro Henrique Mendonça, advogado especialista em direito esportivo.

Na reunião desta quinta-feira, os clubes da Premier League também discutirão sobre a transmissão dos jogos. Ainda sem torcida nos estádios, há o desejo de que mais partidas sejam televisionadas. Hoje, 220 jogos dos 380 da temporada serão exibidos ao vivo, e outros 20 disponibilizados aos detentores de direitos. Os clubes estão relutantes em distribuir mais jogos gratuitamente e as emissoras não estão dispostas a aumentar os valores já pagos.

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.