A Premier League anunciou nesta sexta-feira (26) uma importante medida para precaver jogadores de futebol de desenvolverem doenças mentais no futuro. A liga decidiu estabelecer diretrizes para cabeceios em treinamentos a partir da próxima temporada. As orientações serão divulgadas após a realização de um estudo.
“Os resultados desses estudos servirão de base para o desenvolvimento de diretrizes sobre as cabeçadas nos treinos do futebol profissional e para ‘amadores’ adultos, que devem ser preparadas antes da temporada 2021/22”, informou a Premier League em comunicado oficial.
Esse estudo contará com atletas do Liverpool (sub-23, sub-18 e equipes femininas) e do Manchester City (sub-18 e equipes femininas). Os atletas estarão com protetores dentais com sensores para buscar informações e dados sobre os impactos da bola na cabeça.
Os clubes, jogadores, treinadores e médicos da Inglaterra já foram consultados sobre o teste. Agora, as diretrizes serão encaminhadas por diferentes organizações para aprovação.
A discussão sobre doenças mentais no futebol inglês ganhou força no ano passado, depois que familiares de campeões mundiais de 1966 revelaram que alguns ex-atletas foram diagnosticados com problemas cerebrais em decorrência de impactos na região durante a carreira.
Crédito imagem: Getty Images
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!