Durante o congresso anual realizado virtualmente pela FIFA nesta sexta-feira (19), o presidente da entidade, Gianni Infantino, confirmou que o Mundial de Clubes de 2020, previsto para ser disputado em dezembro no Catar, não será realizado neste ano. A ideia principal é que a competição seja disputada no início de 2021, porém ainda não há uma data prevista.
“Algumas confederações não terminam seus torneios continentais neste ano, então não é possível manter o plano original. Estamos conversando com o Catar sobre fazer no início do próximo ano. Algumas situações são mais importantes que o futebol, como a saúde, temos que levar isso em consideração”, disse o dirigente.
A mudança ocorreu por conta dos impactos da pandemia de covid-19. A edição deste ano seria a última no formato atual, com os seis campeões continentais e o time campeão do país-sede.
A partir de 2021, o torneio contará com 24 clubes (oito da Europa, seis da América do Sul e os outros dez divididos entre os outros quatro continentes). O país escolhido como sede para a próxima edição foi a China, porém ainda não há uma data confirmada.
O aumento do número de vagas no Mundial de Clubes é um objetivo de Gianni Infantino para tentar aumentar a democratização do futebol.
Crédito imagem: FIFA/Reprodução
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo