Durante o congresso anual da FIFA, realizado nesta quinta-feira (31), em Doha, no Catar, o presidente Gianni Infantino afirmou que a entidade nunca propôs realizar a Copa do Mundo a cada dois anos. De acordo com o mandatário, apenas um “estudo de viabilidade” foi feito.
“Deixe-me ser muito claro: a FIFA nunca propôs uma Copa do Mundo bienal (…) O último Congresso da Fifa (em 2021) encarregou a administração de estudar a viabilidade de uma Copa do Mundo por meio de uma votação em que 88% dos eleitores votaram a favor”, declarou.
A proposta de realizar a Copa do Mundo de forma bienal passou a ser discutida no ano passado, e é encabeçada pelo ex-treinador francês Arsene Wenger, atual diretor de desenvolvimento da FIFA. Logo que os debates começaram, diversas federações se manifestaram contra a ideia.
“A Fifa não propôs absolutamente nada. Chegou à conclusão de que é viável e que teria repercussões, um impacto. A fase posterior é de consulta, discussão, acordo e compromissos”, disse Infantino.
Um dos motivos citados por membros da entidade máxima do futebol para a mudança de formato seria um aumento significativo nas receitas de cada uma das federações. Apesar da proposta perder o fôlego nas últimas semanas, Infantino diz que a FIFA está aberta para discutir reformas no calendário internacional que se inicia em 2024.
“É preciso debater para encontrar o que é mais adequado para todos. Os grandes devem ser maiores e os pequenos também devem se beneficiar”, finalizou.
Crédito imagem: AFP
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!