Search
Close this search box.

Presidente da UEFA admite chance de mudar regra e passar a permitir que clubes do mesmo dono se enfrentem em competições continentais

Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, disse que a entidade que rege o futebol europeu considera acabar com a proibição de clubes que têm o mesmo proprietário se enfrentem em competições continentais. Caso a mudança seja confirmada, certamente haveria alguns impactos em negociações em andamento entre grandes grupos de investimento e grandes equipes, como o Manchester United. A informação foi divulgada pelo ‘ge’.

O clube inglês, que pertence a um fundo dos Estados Unidos, está na mira de dois possíveis compradores, o xeque Iassim Bin Hamad Al Thani e o empresário britânico Jim Ratcliffe.

Como existe a suspeita de Al Thani estar ligado ao fundo qatari que controla o PSG e Ratcliffe já controla o Nice, da França, ambos veem com cautela a aquisição do Manchester United, já que não poderiam ter, pelas regras atuais, dois times disputando a mesma competição europeia, como a Champions League, por exemplo.

Em entrevista ao ex-lateral inglês Gary Neville, Ceferin disse que está estudando formas de flexibilizar essa regra.

“Não estamos pensando apenas no Manchester United. Temos cinco ou seis proprietários de clubes que querem adquirir outra equipe. Temos que ver o que fazer (…) Temos duas opções: deixar como está ou permitir que os clubes disputem as mesmas competições. Não temos certeza ainda (sobre o que fazer)”, disse o presidente da UEFA.

Apesar da possibilidade de mudança, Ceferin reconheceu que um jogo entre duas equipes do mesmo dono poderia levantar questões sobre um possível interesse do proprietário na classificação de uma das equipes, e como isso poderia interferir na disputa esportiva.

“Não devemos dizer não a um investidor que tenha múltiplos clubes, mas temos que ver que tipo de regras teremos nesse caso, porque elas precisam ser bem rígidas. É verdade que se você é o dono de dois clubes que estão na mesma competição você pode dizer para um deles perder porque você quer que o outro vença”, declarou.

Crédito imagem: UEFA

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.