O site português ‘Observador’ revelou nesta quarta-feira (9) que Rui Pinto, empresário envolvido assumidamente em esquemas de corrupção, citou o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, em um interrogatório durante uma nova fase da Operação Lava Jato. O dirigente foi acusado de estar envolvido na construção de um hotel no litoral do Recife juntamente com a construtora Odebrecht, uma das principais empresas envolvidas no esquema de corrupção.
A delação premiada de Rui Pinto é parte de sua colaboração com o Ministério Público e poderá levar à abertura de uma nova investigação contra o presidente do clube português. Vieira é acusado de realizar pagamentos de subornos para viabilizar a construção de um complexo hoteleiro situado em um local privilegiado do litoral do Recife através de uma parceria entre o Grupo Promovalor, de Vieira, e a Odebrecht.
Conhecido como Reserva do Paiva, o complexo turístico de luxo foi inaugurado em novembro de 2014 e teria sido gasto mais de 200 milhões de euro, sendo 45 milhões só o hotel.
Rui Pinto aponta ainda que o Grupo Doyen, sociedade envolvida no processo do Football Leaks, também esteve envolvido como investidor do projeto da Reserva do Paiva, tendo oferecido várias viagens em jatos privados a Luís Filipe Vieira e ao seu filho Tiago Vieira.
“Não comento declarações e investigações que desconheço, sobretudo declarações vindas de alguém que já nos habituou a manipular informação, que dispara em todas as direções e que falseia repetidamente a realidade.”, se defendeu Vieira em entrevista ao Observador.
O hotel Reserva do Paiva, construído pela Odebrecht e desenvolvido pela Promovalor, foi explorado até junho deste ano pelo Sheraton, tendo a gestão do grupo norte-americano cancelado após a data.
O empreendimento ocupa um total de 8.800 metros quadrados de área construída e oito andares de prédio. O antigo Sheraton Reserva do Paiva Hotel & Convention Center situa-se a 14 quilómetros do Aeroporto Internacional de Recife e conta com oito prédios que abrigam quase 300 quartos.
Crédito imagem: Benfica/Divulgação
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo