Pesquisar
Close this search box.

Primeiro campeão olímpico de Singapura é suspenso por dois anos após admitir uso de maconha

Responsável pela primeira medalha de ouro de Singapura em Jogos Olímpicos, Joseph Schooling ficará dois anos longe das piscinas. O nadador foi suspenso pelo Ministério da Defesa do país após admitir ter feito uso de maconha durante os Jogos Asiáticos (SEA Games), em maio deste ano, no Vietnã. A punição foi aplicada apesar do teste antidoping ter resultado negativo. Especialistas ouvidos pelo Lei em Campo comentaram o caso e o que diz a WADA (Agência Mundial Antidoping) sobre drogas recreativas.

“Primeiramente há de se esclarecer que o uso de drogas vai totalmente contra tudo que norteia o espírito esportivo, principalmente em relação à saúde do atleta e o exemplo que o mesmo deve dar para toda uma sociedade. Atletas são formadores de opinião, e desde o momento em que se comprometem a seguir esta carreira, trazem pra si uma responsabilidade enorme para com seu corpo e mente, não só na vida pública. Nesse caso especificamente, a suspensão, punição de dois anos , se deu pela lei a ser cumprida no local, visto que, a tolerância para qualquer tipo de drogas em Singapura é zero”, conta Selma Melo, advogada especializada em direito desportivo e antidoping.

“Nesse caso específicio, ao que parece existem normas locais mais severas que a codificação mundial Antidopagem que tem previsão, conforme a hipótese, de sanções de 01 a 03 meses para as chamadas substâncias de abuso ou drogas sociais”, diz Paulo Schmitt, advogado, presidente do Comitê de Integridade da FPF (Federação Paulista de Futebol) e do Comitê de Defesa do Jogo Limpo do COB.

“No que tange ao Código Mundial Antidopagem , há uma punição, porém, com as alterações do Código em 2021, as sanções para uso de drogas recreativas, como maconha, cocaína, MDMA e heroína, passaram a ter uma punição muito mais branda, que vai de 3 meses, podendo ser reduzida a 1 mês, se o atleta for adicto e fizer um tratamento em clínica de reabilitação acreditada pela Autoridade de Controle de Dopagem do país signatário da WADA. Será analisado caso a caso para saber como, quando, onde, e o porquê do atleta ter feito uso da substância. Cada caso deve ser analisado sob em que circunstâncias se deu o uso da droga para saber o grau de culpabilidade e a punição a ser aplicada. Lembrando que o atleta tem responsabilidade objetiva dentro do Tribunal Antidopagem”, explica Selma.

Selma Melo conta que, apesar de recreativa, a maconha pode sim impactar no resultado de uma competição esportiva.

“A maconha pode sim baixar o nível de ansiedade de um atleta como em qualquer outra pessoa, e também influenciar no resultado de uma competição. A WADA quando proibiu o uso da maconha foi justamente por zelar pelo espírito esportivo nas competições e saúde dos atletas. É importante esclarecer que atleta tem que provar que o uso da droga não foi em competição – das 23h59 do dia anterior ao campeonato até o término do teste de doping –e se deu fora do contexto esportivo”, afirma.

Dessa forma, Schooling ficará durante todo o período militar – de janeiro deste ano até o começo de 2024 – sem poder treinar e competir. Além disso, o medalhista olímpico será submetido a testes de urina durante o período de reabilitação.

Após o anúncio da punição, Schooling usou suas redes sociais para se desculpar pelo episódio. Na publicação, o nadador contou que quando usou maconha estava passando por um período difícil em sua vida. O pai do atleta morreu em novembro do ano passado.

“Eu sinto muito que minhas ações causaram dor a todos que estão em minha volta, especialmente minha família e os jovens que se inspiram em mim. Cometi o ato em um momento de fraqueza depois de passar por um período muito difícil da vida”, escreveu Schooling.

“Cometi um erro e sou responsável pelo que fiz. Vou fazer as pazes e corrigir o que está errado. Eu não vou decepcionar vocês novamente”, acrescentou.

As forças armadas de Singapura têm uma política de tolerância zero ao uso de drogas. Além disso, pessoas com posse de drogas podem pegar até 10 anos de cadeia, enquanto o tráfico leva a pena de morte.

“Drogas não têm lugar na nossa sociedade e nós temos tolerância zero ao uso. Esta mensagem, com o objetivo de manter a conduta dos nossos atletas, será reforçada com toda a comunidade de técnicos e afiliados”, disse Mark Chay, presidente da associação de natação de Singapura.

Schooling se tornou um herói de seu país. Ele bateu o maior medalhista da história das Olímpiadas, o americano Michael Phelps. Nos Jogos do Rio, em 2016, o nadador derrotou o recordista na disputa dos 100m borboleta, conquistando assim a primeira medalha de ouro da história de Singapura.

Crédito imagem: Getty Images

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Este conteúdo tem o patrocínio do Rei do Pitaco. Seja um rei, seja o Rei do Pitaco. Acesse: www.reidopitaco.com.br

Rei do Pitaco

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.