Na manhã desta quinta-feira (13), teve início a 7ª edição da Conferência Nacional de Futebol (CONAFUT). O evento, que seguirá nesta sexta-feira, na Neo Química Arena, estádio do Corinthians, em São Paulo, reúne especialistas de diferentes áreas do mercado do futebol para debates e networking.
“Começamos a CONAFUT deste ano enfatizando a importância do futebol como elemento de transformação social, seja na resposta à tragédia do Rio Grande do Sul, seja no posicionamento do atleta em temas de direitos humanos perante seus seguidores”, disse Fernando Trevisan, CEO da CONAFUT.
Rodrigo Molina, um dos organizadores do evento, ressaltou as discussões sobre temas relevantes para a indústria do futebol e para a sociedade também, uma vez que o futebol é uma plataforma que impacta a sociedade.
“Começamos discutindo o impacto da tragédia no Rio Grande do Sul, do ponto de vista social, econômico, socioeconômico e obviamente na modalidade esportiva que a gente tem como cerne aqui das discussões. A gente passou por amadurecimento do mercado do futebol feminino, a invasão quantitativa e qualitativa dos técnicos estrangeiros aqui no Brasil, discutimos também o papel do jogador de futebol, homens e mulheres, como influenciadores em causas e questões sociais, responsabilidade que ele tem perante o público que consome ele como um influenciador. Outro tema debatido foi a paixão e negócios profissionais que tinham amor pelo clube e a partir desse amor criaram negócios bem sucedidos. Tivemos também algumas discussões sobre o futebol feminino”, contou.
Molina também destacou os encontros que o evento oferece entre os diferentes players do mercado do futebol.
“O networking não é apenas uma palavra qualquer utilizada de forma recorrente por um grande grupo de pessoas. Não, existe de fato movimentos que tem conexões numa indústria que é ainda bastante pequena do ponto de vista de quantidade de pessoas. Quase todo mundo se conhece, mas que tem feito movimentos para se desenvolver, se tornar mais interessante, mais profissional. E nesse encontro de hoje, do primeiro dia, a gente teve, acho, que um público extremamente qualificado, interessado e que já gerou negócios”, declarou.
O CONAFUT 2024 foi aberto com um painel sobre a retomada da vida e do futebol no Rio Grande do Sul. O Estado se recupera da tragédia provocada pelas fortes chuvas e enchentes que atingiram grande parte dos municípios gaúchos no começo de maio.
O debate foi conduzido pelo jornalista e advogado especialista em direito desportivo Andrei Kampff, e contou com as participações de Henrique Guterres, executivo de marketing do Grêmio, e Liana Bazanela, ex-diretora-executiva de marketing e negócios do Internacional.
Tanto Liana Bazanela quanto Henrique Guterres exaltaram um trabalho prévio de união dos rivais gaúchos nos bastidores, o que permitiu uma melhor ação conjunta na abordagem dos clubes diante da tragédia que atingiu o Rio Grande do Sul.
Na sequência, a criação da marca de jogadores, agora como influenciadores digitais, foi o tema abordado no painel formado por Diogo Kotscho, que foi assessor de imprensa de jogadores como Kaká e Cafu e atualmente coordena a comunicação do Athletico-PR, Jacqueline Meirelles, fundadora da Arena ESG, e Rafael Capelli, sócio da agência On the Nose.
“A mudança vem junto com a própria voz que os atletas vêm ganhando nos últimos anos. Antes, a voz do atleta era via a imprensa tradicional, a voz direta era pouca. Cm as redes sociais, o atleta de fato ganhou uma voz, com erros e acertos, para mostrar para fora todos os aspectos da vida dele. Esse engajamento social só começou antes nos EUA e Europa pela chegada das ferramentas. No começo, os atletas tiveram que aprender a lidar com isso, hoje vemos casos tão brilhantes no Brasil quanto os de fora, como o Vinicius Jr. Além de ser um destaque dentro de campo, ele trabalha para levar um impacto na sociedade”, disse Diogo Kotscho durante a sua participação.
Já na parte da tarde, o terceiro painel tratou da “Invasão estrangeira” dos treinadores no futebol brasileiro. A mesa foi composta por Bruno Rodrigues, editor de esportes da CNN Brasil, Paulo Angioni, diretor executivo de futebol do Fluminense, Leonardo Samaja, coordenador da Associação dos Treinadores do Futebol Argentino (ATFA), Leandro Mehlich, coordenador do Rio Branco-SP e ex-treinador, e Carlos Leiria, técnico do Resende-RJ.
Encerrando o primeiro dia do CONAFUT, o último painel tratou sobre o desenvolvimento do futebol feminino no Brasil e as expectativas para a realização da Copa do Mundo Feminina de 2027. Participaram do debate: Íris Sesso, gestora do futebol feminino do Corinthians, Nuty Silveira, da Ferroviária, Lucas Almeida, do Centro Olímpico, e Sandra Santos, do Instituto Brasileiro de Futebol Feminino.
Confira a programação desta sexta-feira do CONAFUT:
10h às 11h – Debate: Patrocínio Esportivo no Brasil: história e tendências
Participantes: Nicolas Caballero e Rafael Plastina
12h30 às 13h30 – Ação Highmed
15h30 às 16h30 – Debate: Da paixão aos negócios
Moderadora: Bárbara Maia
Participantes: Ricardo Senna, Rodrigo Vessoni e Giovane Martinelli
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