A Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul (TJD-RS) denunciou o Grêmio por uma música cantada com termos racistas no Gre-Nal 435, realizado na quarta-feira passada, no Beira-Rio. Segundo o ‘UOL Esporte’, a denúncia foi feita baseada em um vídeo que circulou nas redes sociais.
O Tricolor foi enquadrado no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que fala sobre punir quem praticar “ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”.
Para casos dessa natureza, o CBJD prevê que o clube pode ser multado, perder mando de campo e até ser excluído de competições.
Em vídeo gravado pelo jornalista Lucas Collar, é possível ouvir a torcida do Grêmio cantando “Chora macaco imundo que nunca ganhou de ninguém”.
https://t.co/2i0ZDyWna0 pic.twitter.com/vXDDdxXqvL
— Lucas Collar (@LucasCollar) March 9, 2022
Após a repercussão do caso, o Grêmio divulgou um comunicado repudiando qualquer atitude racista e dizendo que o ocorrido partiu de uma minoria que não representa a torcida tricolor de forma geral.
Crédito imagem: Divulgação
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!