A Promotoria do Tribunal Nacional da Espanha abriu um processo contra o presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, que foi suspenso provisoriamente pela FIFA por 90 dias. O órgão investiga se houve crime de agressão sexual do dirigente pelo beijo forçado na atacante Jenni Hermoso durante a premiação da Copa do Mundo Feminina.
De acordo com o ‘ge’, a ação da Promotoria da Espanha é em consequência da primeira denúncia apresentada contra Rubiales, feita por Miguel Galán, presidente do Centro Nacional de Formação de Treinadores de Futebol (CENAFE).
“Diante das manifestações públicas realizadas pela senhora Jennifer Hermoso Fuentes, o ato sexual sofrido por ela e realizado pelo senhor Rubiales não foi consensual. Por esse motivo, a Procuradoria do Tribunal Nacional abriu processo de instrução pré-julgamento, para a apuração dos fatos que possam constituir crime de agressão sexual”, disse o a Promotoria em nota.
A Promotoria do Tribunal Nacional vai consultar Hermoso para saber se ela tem a intenção de apresentar uma denúncia contra o presidente da federação. A jogadora tem prazo de 15 dias para responder essa consulta e ser informada de seus direitos como vítima de possível delito de agressão sexual.
No último sábado, o Comitê Disciplinar da FIFA suspendeu provisoriamente Rubiales por 90 dias de todas as atividades relacionadas ao futebol. O dirigente está sendo alvo de um processo disciplinar da entidade máxima do futebol por conta do ocorrido.
Crédito imagem: RFEF
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo – Inscreva-se!