A Federação Internacional de Judô (IJF, em inglês) removeu, neste domingo (7), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, de todos os cargos ocupados na entidade. No dia 27 de fevereiro, três dias após à invasão da Ucrânia, o líder já havia sido suspenso do cargo de presidente honorário.
No comunicado, a IJF diz que a medida também inclui o nome de Arkady Rotenberg, amigo pessoal de Putin e empresário do setor bancário, de construção e gasodutos, que tem fortuna avaliada pela Forbes em US$ 3 bilhões. O oligarca patrocina a União Europeia de Judô há mais de dez anos e era membro do Comitê Executivo da IJF como gerente de desenvolvimento desde 2013.
“A Federação Internacional de Judô anuncia que o Sr. Vladimir Putin e o Sr. Arkady Rotenberg foram removidos de todos os cargos ocupados na Federação Internacional de Judô”, diz o comunicado.
Por conta da guerra, atletas russos e belorussos somente podem disputar competições internacionais de judô sob bandeira neutro, ou seja, sem o hino e bandeira dos dois países.
Crédito imagem: Sputnik
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!