Pesquisar
Close this search box.

Qual o segredo da mentalidade para o sucesso no esporte?

Você já se perguntou o que grandes nomes do esporte como Michael Jordan, as irmãs Williams, Kobe Bryant e Cristiano Ronaldo têm em comum?

Todos eles demonstram ter uma mentalidade de crescimento.

Você pode perguntar: “Mas o que raios é uma mentalidade de crescimento?” A psicóloga Dra. Carol S. Dweck explica em seu livro “Mindset – A Nova Psicologia do Sucesso” que existem basicamente dois tipos de mentalidade:

A) Mentalidade fixa;

B) Mentalidade de crescimento;

A primeira implica que nascemos com nossas habilidades, que talentos são inatos e que pouco podemos fazer para mudar isso.

Ao se deparar com um fracasso, a frustração é inevitável. O mesmo acontece com a autoestima, que se verá abalada quando a comparação com os outros surgir. E o resultado? Uma grande desmotivação para seguir atrás dos objetivos.

Quem tem esta mentalidade se sente definido pelas situações que vive, sejam elas positivas ou negativas. Ou seja, fica em êxtase numa conquista e em depressão numa derrota.

No esporte, imagine um atleta com mindset fixo que sofre uma derrota contra um adversário teoricamente mais fraco. Ele possivelmente pensará que é tão ruim quanto seu oponente, se verá fortemente abalado pela derrota e possivelmente questionará seu talento para a modalidade.

Já o mindset (ou mentalidade) de crescimento é sobre acreditar que habilidades, talentos e inteligência podem ser desenvolvidos ao longo do tempo através de esforço, prática e aprendizado contínuo. Que fracassos ou derrotas não te definem, mas servem como aprendizado e uma oportunidade de evolução. Abraçam desafios sem medo do resultado e a partir disto constroem uma confiança inabalável.

Percebe que ambos falam sobre a forma como encaramos nossas habilidades e talentos? O fixo crê que pouco podemos fazer a respeito e o de crescimento acredita que tudo é possível, basta treinar/praticar.

“Não se pode prever o que alguém é capaz de realizar com anos de paixão, esforço e treinamento.”

(Dweck, 2006)

Fica claro que esta é uma característica comum entre os astros citados no início do texto – como podemos ver na série “A última dança”, no filme “King Richard”, ou em suas performances dentro das suas modalidades. Todos evidenciam com suas próprias histórias de vida, o que anos de paixão, esforço e treinamento podem resultar.

“Eu errei mais de 9.000 arremessos na minha carreira. Perdi quase 300 jogos. 26 vezes confiaram em mim para dar o último arremesso e desempatar o jogo, e eu errei. Eu falhei, falhei e falhei na minha vida. E por isso eu obtive sucesso.”

Michael Jordan

Esta fala de Jordan representa perfeitamente o que é a mentalidade de crescimento. As derrotas e obstáculos são motivadores para se trabalhar ainda mais. E o melhor, este comportamento constrói uma autoconfiança baseada no esforço e na melhoria contínua.

A confiança que surge do mindset de crescimento não está enraizada apenas em habilidades inatas ou talento, mas sim no esforço, na prática e na dedicação contínua. Ela não está vinculada ao resultado ou ao momento atual, mas ao empenho diário e ao objetivo que se está perseguindo. Ou seja, mesmo nos momentos mais difíceis, a confiança permanece inabalável.

A opinião que você adota a respeito de si mesmo afeta profundamente a maneira pela qual você leva sua vida.

Seja você, um atleta, um professor, uma treinadora, um pai ou uma mãe. O que você acredita sobre si mesmo, é o que definirá seu futuro. Definirá sua capacidade de desenvolver ou não habilidades. Sua capacidade de evolução.

Outro que acreditou nisso foi Henry Ford, criador da Ford e o primeiro empresário a aplicar a montagem em serie, que dizia: “Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, em ambos os casos você tem razão.” Os exemplos são intermináveis.

A Dra. Carol diria: seja apaixonado pelo aprendizado e permaneça em constante crescimento. Os erros e fracassos são oportunidades de evolução e não uma definição de quem você é.

A grande lição aqui, na minha visão, é que na vida o aprendizado deve ser constante. Não só para não estagnarmos e continuarmos crescendo. Mas também, porque será o combustível incessante que nos impulsionará nos momentos mais difíceis. Será o alicerce mais sólido e estável nos piores terremotos.

O mindset de crescimento nos oportuniza passar pela vida de maneira mais leve, otimista e positiva. Os resultados serão consequência do esforço e das práticas diárias.

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo


Texto de Giordano Piffero, aluno FootHub

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.