“O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.”¹
O Benfica de Portugal apresentou para a próxima temporada o jogador brasileiro Everton, que era do Grêmio. No Brasil, o jogador era conhecido como “Cebolinha”, inclusive sendo um dos destaques da seleção brasileira na conquista da Copa América em 2019. E o atleta chegará ao clube português fazendo história antes mesmo de jogar, pois a multa rescisória do seu contrato é a mais alta da história do clube. O valor é de 150 milhões de euros (R$ 955,5 milhões na cotação atual), segundo anunciou o time da águia.
O jornal lusitano Record frisou que o montante é superior ao do jogador João Félix, que foi para o Atlético de Madrid após pagar, através do novo clube, a multa mais alta da história do clube até então.
O brasileiro custou ao Benfica o valor de 20 milhões de euros e assinou um contrato de por cinco temporadas. De acordo com o jornal Gauchazh², o tricolor terá direito a apenas 65% deste valor, pois o restante será dividido entre o Fortaleza, seu clube formador, e supostamente os empresários Gilmar Veloz e Celso, situação que pode violar o artigo 18 ter do Regulamento de Status e Transferência de Jogadores – FIFA. Este artigo impede que os direitos econômicos sejam detidos por agentes (intermediários), além dos próprios regulamentos de intermediação da FIFA e da CBF também proibirem tal prática.
O Benfica, por sua vez, declarou em um comunicado que adquiriu a totalidade dos direitos do referido jogador pelo montante anteriormente indicado, mas de modo interessante, informou que o imortal brasileiro irá ficar com 20% da mais-valia de uma futura transferência onerosa deste, o que pode parecer ser o mesmo que deter 20% dos direitos econômicos, entretanto não é. Vale ressaltar que tal prática é absolutamente legítima sob os olhos do regulamento FIFA.
A semente foi plantada no Estádio da Luz esperando a chuva de gols para uma grande colheita de “Cebolinha” nas próximas safras.
“Podemos escolher o que plantar, mas somos obrigados a colher o que semeamos.”³
……….
1 – Cora Coralina
3 – Provérbio Chinês