Rebaixamento ou falência?

No dia 4 de fevereiro de 2019, o Her Majesty´s Revenue & Customs (HMRC), a Receita Federal do Reino Unido, protocolou petição de falência do Bolton Wanderers FC, clube da segunda divisão do campeonato inglês.

Com a petição publicada na gazeta oficial, assim tornando o pedido público, conforme as leis locais, a audiência foi marcada pela High Court para o dia 20 de março, ocasião em que decidirá sobre a questão.

Na Inglaterra, uma petição de falência pode ser ajuizada por qualquer credor de empresa, desde que (i) a dívida seja superior a £ 750 (aproximadamente R$ 3.600) e (ii) tenham se passado 21 dias da cobrança oficial da dívida por meio de documento chamado statutory demand (um documento repleto de formalidades legais). Em se tratando de clubes de futebol, é muito comum que seja o HMRC quem ajuíze tais petições.

O clube, que está na zona de rebaixamento, divulgou que está em estágio avançado de negociações com partes interessadas na sua aquisição. O presidente do clube, em declaração oficial, não divulgou dados dos interessados na compra, por força de um contrato de confidencialidade assinado pelas partes da negociação.

O Bolton FC, fundado em 1874 e sediado na cidade de Bolton, na grande Manchester, mantém um recorde curioso no futebol inglês: o de clube com o contrato de fornecimento de material esportivo mais longo da história. Por um período de 22 anos, o Bolton FC teve parceria com a Reebok, marca também fundada na cidade de Bolton, que teve, até 2014, os naming rights do estádio do clube: o Reebok Stadium.

Na situação atual, fica difícil decidir o que é pior, o rebaixamento ou a falência. Se decretada a falência, de acordo com as regras do campeonato da segunda divisão, o Bolton FC será penalizado com a perda de, no mínimo, 12 pontos. Como o clube tem 26 pontos (a 5 pontos do primeiro clube praticamente livre da zona da degola), fica difícil imaginar que escapará do rebaixamento seja lá quais forem os resultados, dentro ou fora de campo.

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Últimas Notícias

Colunas

Seções

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.