Nesta quarta-feira (8), o Reino Unido se juntou aos Estados Unidos e Austrália em um boicote diplomático aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022 em razão às acusações de abusos de direitos humanos da minoria muçulmana uigur por parte do governo chinês.
No parlamento, o primeiro-ministro, Boris Johnson, afirmou que “efetivamente haverá um boicote diplomático aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim”. No entanto, assim como será feito pelos Estados Unidos e Austrália, os atletas britânicos poderão participar normalmente do evento, previsto para começar no dia 4 de fevereiro.
Johnson ressaltou que “o Reino Unido não apoia os boicotes esportivos”, mas que nenhum de seus ministros irá comparecer.
Até o momento o governo chinês não reagiu ao anúncio britânico, mas expressou sua indignação com a decisão dos Estados Unidos e Austrália, prometendo retaliações.
Crédito imagem: Reuters
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!