Um relatório produzido pelo Sindicato Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol (FIFPro), divulgado neste domingo (18), apontou que a Copa do Mundo de 2022, realizada no Qatar, teve quase 20 mil conteúdos ofensivos nas redes sociais contra jogadores que disputaram o Mundial.
De acordo com o documento, foram identificados 19.636 postagens e/ou comentários ofensivos destinados aos atletas. A partida entre Inglaterra e França, pelas quartas de final, foi a que registrou o maior pico.
Além disso, também se verificou no relatório a origem destes conteúdos: 38% da Europa e 36% da América do Sul. Os países dos dois continentes somam um total de 74% dos conteúdos.
“A discriminação é um crime. Nós estamos identificando os agressores e denunciando-os às autoridades para que sejam punidos por seus atos. Também esperamos que as plataformas das redes sociais aceitem sua responsabilidade e nos apoiem na luta contra todas as formas de discriminação. Nossa posição é clara: nós dizemos não à discriminação” disse o presidente da FIFA, Gianni Infantino.
O estudo foi possível graças a utilização da Inteligência Artificial, uma ferramenta da FIFA chamada Serviço de Proteção das Redes Sociais (SMPS). A coleta de conteúdos discriminatórios foi resultado de uma varredura de mais de 20 milhões de postagens e comentários nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok, Twitter e YouTube.
Segundo o documento, um total de 286.895 comentários foram ocultados do público antes que o destinatário ou seus seguidores pudessem ver o conteúdo.
A FIFA informou que mais de 300 pessoas foram identificadas e que vai compartilhar todas as informações com autoridades para que sejam tomadas medidas necessárias.
“A FifPro e a Fifa darão continuidade à sua colaboração para estabelecer o mesmo serviço na Copa do Mundo Feminina na Austrália e Nova Zelândia. Mas nós não podemos fazer isto sozinhos. Nós precisamos que todas as partes interessadas cumpram o seu papel”, disse o presidente da FIFPro, David Aganzo.
Crédito imagem: Getty Images
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo