A SportRadar, empresa especializada em monitoramento de partidas, divulgou nesta segunda-feira (4) um relatório com dados dos seus levantamentos feitos ao longo de 2023. No comparativo com o ano anterior, o Brasil teve uma queda no número de jogos de futebol suspeitos de manipulação, apesar de seguir como o país com mais casos em números absolutos. A informação foi divulgada pelo jornal ‘O Globo’.
No Brasil, a empresa monitorou aproximadamente 9 mil partidas de 118 campeonatos diferentes. Ao todo, 109 foram consideradas suspeitas, o que representa 1,21% dos jogos. São 44 partidas a menos do que em 2022 e é a quantidade mais baixa desde 2020.
Das 109 partidas, 15 envolveram competições organizadas pela CBF. Foi identificada um jogo suspeito na Série B, envolvendo cartões amarelos; 13 na Série D; e uma na Copa Verde, competição que reúne equipes da região Norte e Centro-Oeste e do Espírito Santo. Os demais casos foram em competições organizadas por federações estaduais.
Em 2023, a SportRadar detectou 1.329 partidas suspeitas em 11 esportes em 105 países. Foi o segundo ano consecutivo que esse número ultrapassou 1.000 partidas suspeitas.
Crédito imagem: NiseriN | Getty Images/iStockphoto
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo – Inscreva-se!