A formação da Libra – uma liga dos principais clubes brasileiros – está longe de um consenso. Uma reunião entre mais de 20 clubes na tarde de hoje (6) levantou vários pontos que segundo eles “precisam ser discutidos” e uma certeza: sem o acerto entre os clubes não vai haver reunião de todos com a CBF. Ednaldo Rodrigues, novo presidente da entidade, havia sinalizado na manhã de hoje que vê com bons olhos a criação da liga.
A reunião contou com a presença de representantes de mais de 10 clubes da série A e com 16 clubes da série B do Brasileiro, com representantes de todas as regiões. Ela foi realizada virtualmente, começou às 15h e durou mais de duas horas. O principal incômodo é que a Libra foi lançada por um grupo pequeno de clubes sem um diálogo necessário. Segundo um dirigente ouvido pelo Lei em Campo, “a Libra nasce sem a esteira necessária da democracia”.
Da conversa, algumas decisões importantes:
os clubes entendem que a divisão igualitária de 40% entre todos os clubes das receitas é injusta e fere o equilíbrio esportivo, indo na contramão das principais ligas do mundo. Querem 50% divididos igualmente entre todos, o restante de acordo com a classificação e por engajamento;
os clubes querem rever o peso dos votos dos clubes estabelecido pelo Estatuto que está em análise (clubes da série A com peso 2 e B com peso 1 );
os clubes não irão participar da reunião marcada para a semana que vem na sede da CBF enquanto não houver uma conversa entre todos os clubes e um acerto entre eles de uma proposta coletiva;
Os dirigentes também criticaram muito a forma com que a Libra foi anunciada e alguns deles chegaram a chamar o grupo que liderou o movimento de “Clube dos Seis”, conforme foi dito para a reportagem do Lei em Campo.
Os clubes que participaram da reunião irão divulgar um manifesto nos próximos dias, apontando todas as questões que entendem que ainda precisam ser revolvidas antes de uma adesão coletiva.
Na última terça-feira (3), oito clubes assinaram um documento para a criação da Libra, uma liga independente para organizar o Campeonato Brasileiro: Bragantino, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Santos, São Paulo, Ponte Preta e Cruzeiro.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo