A revista alemã ‘Die Aktuelle’ indenizou a família do heptacampeão da Fórmula 1, Michael Schumacher, em mais de 200 mil euros (R$ 1,1 milhão) após a publicação de uma entrevista falsa em abril de 2023.
A falsa entrevista de duas páginas com o ex-piloto foi gerada pela Inteligência Artificial. O artigo foi promovido pela empresa, e continha a foto dele e trazia a legenda “A primeira entrevista”, sugerindo que haviam conversado com Schumacher.
Na publicação, a revista expôs uma foto do campeão na capa da tiragem, com frases como “a primeira entrevista” (desde o acidente de esqui sofrido por Schumacher, em 2013) e “parece muito real”. Na chamada entrevista exclusiva, constam citações atribuídas a Schumacher e que só foram reveladas como criação de uma inteligência artificial no fim da matéria.
O sete vezes campeão mundial sofreu em 29 dezembro de 2013 um acidente de esqui, do qual se recupera desde então de um traumatismo craniano. O ex-piloto, porém, se mantém recluso na casa da família na Suíça, e seu estado de saúde detalhado se mantém privado por opção da família.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo