A revista alemã ‘Die Aktuelle’ se desculpou pela entrevista falsa, gerada pela inteligência artificial, com o heptacampeão da Fórmula 1 Michael Schumacher. Além disso, a editora Anne Hoffmann foi demitida do veículo de comunicação.
As medidas acontecem após a família do ex-piloto dizer que cogita entrar com uma ação judicial contra a revista por conta da publicação, que se tornou pública na semana passada.
“Este artigo de mau gosto e enganoso nunca deveria ter aparecido. Ele não atende de forma alguma aos padrões do jornalismo que nós – e nossos leitores – esperamos de uma editora como a FUNKE (grupo que controla a revista alemã). Como resultado da publicação deste artigo, as consequências pessoais serão imediatas. A editora-chefe Anne Hoffmann, que tem responsabilidade jornalística pelo jornal desde 2009, será demitida de suas funções”, declarou Bianca Pohlmann, diretora-executiva do grupo.
Na publicação, a revista expôs uma foto do campeão na capa da tiragem, com frases como “a primeira entrevista” (desde o acidente de esqui sofrido por Schumacher, em 2013) e “parece muito real”. Na chamada entrevista exclusiva, constam citações atribuídas a Schumacher e que só foram reveladas como criação de uma inteligência artificial no fim da matéria.
O sete vezes campeão mundial sofreu em 29 dezembro de 2013 um acidente de esqui, do qual se recupera desde então de um traumatismo craniano. O ex-piloto, porém, se mantém recluso na casa da família na Suíça, e seu estado de saúde detalhado se mantém privado por opção da família.
Crédito imagem: Divulgação
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo