Search
Close this search box.

Rússia demite diretor da agência antidoping (RUSADA)

Os Comitês Olímpico e Paralímpico da Rússia demitiram nesta sexta-feira (28) o diretor da agência antidoping (RUSADA), Yuri Ganous, que desde a sua nomeação em 2017 denunciava a falta de empenho das autoridades na luta por um esporte cada vez mais limpo.

“A assembleia-geral decidiu destituir Ganous. A decisão é unanime”, disse o presidente do Comitê Olimpíco Russo, Stanislav Pozdniakov, em comunicado oficial. Ainda de acordo com o presidente a medida foi “tomada apenas com base em revelações de violações administrativas e financeiras”.

Yuri Ganous disse em entrevista à agência France-Presse que seu desligamento “não significa nada de bom (para o esporte russo), porque a RUSADA se tornou uma ponte entre a Rússia e órgãos mundiais para retornar a confiança perdida”.

O dirigente, de 56 anos, denunciou no início de agosto a auditoria que foi movida contra ele por má gestão na RUSADA, na qual rotulou como uma “vingança” pela sua postura.

Ganous acusa as autoridades russas de serem responsáveis pelas falsificações do laboratório antidopagem de Moscou, que levou, no final de 2019, à exclusão da Rússia dos Jogos Olímpicos e competições esportivas mundiais por quatro anos.

Realizada pelo Comitês Olímpico e Paralímpico da Rússia, a auditoria denuncia Ganous por “irregularidades financeiras, incluindo tarifas de táxi suspostamente altas e aulas de inglês pagas pela RUSADA”.

A Agência Mundial Antidopagem (AMA) reagiu à demissão do diretor, afirmando estar “extremamente preocupada”.

Crédito imagem: AFP

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.