O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) marcou para a próxima sexta-feira (7), a partir das 11h30 (de Brasília), o julgamento do Santos pela confusão generalizada no clássico contra o Corinthians, pela 11ª rodada do Brasileirão, no dia 21 de junho. A sessão será comandada pela 5ª Comissão Disciplinar do tribunal.
A Procuradoria do STJD denunciou o Peixe no artigo 213, incisos I e II, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O artigo trata de “deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir: desordens em sua praça de desporto e invasão de campo ou local da disputa do evento desportivo”.
Para esses casos, a pena prevista é multa de R$ 100 a R$ 100 mil. No entanto, caso o tribunal entenda que a desordem, invasão ou lançamento de objeto for de elevada gravidade ou causar prejuízo ao andamento do evento esportivo, o clube poderá ser punido com a perda do mando de campo de uma a dez partidas.
Na ocasião, a partida teve que ser encerrada aos 41 minutos do segundo tempo por “falta de segurança” após torcedores do Santos arremessarem bombas e objetos no gramado da Vila Belmiro.
No dia seguinte da partida, o STJD anunciou a punição preventiva ao Peixe, que teria que atuar 30 dias com portões fechados na Vila Belmiro e fora dela.
Crédito imagem: Lucas Mussetti/Twitter
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo