O São Paulo anunciou nesta quarta-feira (6) a parceria com a Socios.com, empresa especializada em criptoativos, para lançar em breve seus fans tokens personalizados, o $SPFC.
Além do Tricolor, outros três clubes do futebol brasileiro já estão inseridos nesse mercado, são eles: Atlético-MG, Corinthians e Flamengo. Lá fora, a lista é mais extensa, com cerca de 70 agremiações, entre elas: PSG, Atlético de Madrid, Milan, Inter de Milão, Barcelona e Juventus. O criptoativo também já é negociado na NBA, NFL, UFC e Fórmula 1.
O tempo de contrato, entre São Paulo e a Socios.com não foi revelado. No entanto, a empresa classifica a parceria como “longa duração”.
Em relação a valores, ao menos com os exemplos do futebol brasileiro, os clubes têm direito a 50% de cada emissão de fan tokens, bem como uma comissão de 0,25% sobre cada transação desses tokens entre torcedores.
Os fan tokens já se mostraram uma ferramenta com grande potencial de captação de recursos para os times. Para se ter uma noção, um levantamento do jornal britânico ‘The Telegraph’ apontou que PSG, Juventus, Barcelona, Galatasaray e Manchester City arrecadaram, juntos, mais de R$1 bilhão com a venda de tokens desde que passaram a comercializar os ativos, em meados de junho de 2020.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo