Secretaria da Cultura destina R$ 4,6 milhões para projeto de games que supostamente não existe

Foi publicado no Diário Oficial da União do dia 09/09/2021 a decisão número 97 do ministério do turismo, onde a Secretaria Especial da Cultura destina 4,6 milhões de reais do Fundo Nacional da Cultura a um projeto chamado “Casinha Games”.

A decisão causou estranheza dentro do mercado de jogos e esportes eletrônicos, pois além da decisão publicada não dar nenhum dado sobre o programa “Casinha Games”, apenas o seu nome, até então ninguém havia ouvido falar desse programa ou empresa.

Rapidamente a história foi publicada pela mídia especializada e logo depois os jornais mainstream começaram a replicá-la.

Diante da repercussão, Mario Frias, atual secretário da cultura, postou em seu twitter que a notícia é fake, explicando que se trata de um “programa para capacitação técnica e profissionalizante dos jovens de baixa renda, com o fim de criar condições para que os mesmos possam ingressar no mercado de trabalho.” e ainda disse que é óbvio que o programa não existe, pois ele ainda está sendo criado pela Secretaria Especial de Cultura.

Envolvimento de Jair Renan, filho 04 do presidente Bolsonaro?

A Revista Fórum chegou a ligar a liberação dos 4,6 milhões ao Jair Renan, dizendo que ele teria feito Lobby para essa liberação.

Isso porque em agosto do ano passado Mario Frias postou em seu twitter uma foto com o filho 04 com a legenda “Reunião com @bolsonaro_jr sobre o futuro dos E-games”. Jair Renan também reproduziu a foto em suas redes.

Na ocasião uma parcela do mercado de games e esports, já insatisfeita com o diálogo que pessoas que não tem nada a ver com o mercado está tendo com o Estado, viu esse post de forma muito negativa.

Usar o termo “e-games” inclusive se tornou meme para se referir a alguém que fala do mercado sem conhecê-lo. Pois e-games não existem ou é games ou é esports. Não existe e-games.

Respondendo à essa afirmação, o secretário da cultura disse que processará a revista, afirmando ainda que “terão que provar que o curso profissionalizante […] foi fruto do Lobby de um garoto”

Requerimento solicitando informações sobre a destinação de 4,6 milhões

No dia 14 de setembro foi apresentado um requerimento à Mesa Diretora da Câmara dos Deputadossolicitando que o ministro do turismo apresente informações sobre a liberação da verba e do programa/entidade Casinha Games:

A mesa avaliará o requerimento e caso seja atendido, o ministério do turismo terá 30 dias para apresentar as informações.

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Últimas Notícias

Colunas

Seções

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.