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Segundo dia do seminário promovido pela LNB e o Lei em Campo debate ESG, entretenimento e transmissões

Nesta terça-feira (12), aconteceu o segundo dia do Seminário “Esporte, Estado e Mercado: um diálogo necessário”, promovido pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Lei em Campo, durante a semana do Jogo das Estrelas. O evento foi realizado no Teatro SESI, na FIESP, em São Paulo.

O segundo dia do seminário teve início com um bate-papo do australiano Leigh Ellis com a equipe de comunicação e marketing da LNB, além de influenciadores digitais. Na conversa, o jornalista compartilhou suas experiências profissionais e contou sobre as viagens pelo mundo jogando basquete.

O primeiro painel do segundo dia teve o tema “O esporte como negócio” e foi mediado por Pedro Daniel, diretor-executivo de Esportes, Mídia e Entretenimento da Ernst & Young (EY). Participaram da discussão Fernando Julianelli (CEO na Vicar – Stock Car Brasil, F4 FIA e TCR Sulamérica), Bernardo Itri (vice-presidente executivo de Comunicação e Marketing da Federação Paulista de Futebol), Bernardo Caixeta (gerente de Marketing do Red Bull Bragantino) e Felipe Ezabella (advogado).

“Trazer uma visão de negócios para uma liga que está crescendo é bem interessante porque não discutimos apenas governança, marketing e o momento que a indústria passa. A gente está falando da indústria de conteúdo. Vimos a Red Bull trazendo uma visão de negócios. A Stock Car é um grande case não só de conteúdo, mas de centralização dos direitos. A Federação Paulista de Futebol é multiplataforma. Foi uma aula, cada um com sua expertise”, destacou Pedro Daniel após o painel.

Após a parada para o almoço, as discussões foram retomadas com o painel “Esporte: uma plataforma ESG”. Álvaro Cotta, diretor de Marketing da LNB, mediou o debate sobre o assunto com participação de Janeth Arcain (medalhista olímpica e comentarista), Eduardo Vasconcellos (diretor de Relações Institucionais, Antitruste e Comércio na Whirlpool América Latina), Rafael Garcia e Sérgio Domenici (CEO da LNB).

“Eu achei muito interessante, gostei muito. Isso mostra que a Liga tem uma preocupação, sim, com esse lado ESG e que vem contribuindo da melhor maneira e que quer crescer. E acho que quem tem a ganhar com isso é justamente quem está envolvido direta e indiretamente com esses projetos”, declarou Janeth Arcain.

O painel que encerrou a segunda edição do seminário foi mediado por Erich Beting (fundador da Máquina do Esporte) e teve como tema “Conteúdo, tecnologia e entretenimento”. Os debatedores foram Carlos Maluf (head de Esportes da The Walt Disney Company Brasil), Guilherme Buso (vice-presidente da Genius Sports para o Brasil), Felipe Ribbe (diretor Global, DTC Communities da AB InBev) e Marcelo Fernandes (Grupo Globo).

“Eu gosto muito desse tipo de fórum onde você está sentado frente a frente com um competidor, que você vê do outro lado, e pode discutir coisas em comum para o bem da liga. Eu vejo com muito bons olhos discutir detalhes, falar em perspectivas, futuro, sobre como a gente pode trazer o benefício para todo o entorno”, afirmou o head de Esportes da The Walt Disney Company Brasil, detentora da ESPN.

Clique aqui para conferir a programação completa do Jogo das Estrelas.

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