A continuação da Taça da Liga está em risco. O Benfica divulgou nesta terça-feira (19), através de seu site oficial, 17 casos positivos de Covid-19 entre jogadores, comissão técnica e funcionários. Enquanto isso, o Porto acusa o Sporting de cometer “crime público” ao utilizar jogadores que tiveram resultados falso-positivos para a doença, não descartando abandonar a competição.
Em nota, o Benfica afirma que pediu à Direção Geral de Saúde de Portugal (DGS) a paralisação de suas atividades por 14 dias para preservar “a defesa da saúde pública e da integridade física dos atletas envolvidos”.
A DGS pediu para que os contaminados fiquem em isolamento, mas que a decisão sobre a paralisação do restante do plantel é do clube.
“A Autoridade de Saúde territorialmente competente, avaliadas as circunstâncias e o risco, decide sobre os jogadores que ficam isolamento, por motivo de doença, e sobre os jogadores que ficam em isolamento profilático, por serem considerados contatos de risco. A decisão quanto ao restante plantel é da responsabilidade dos clubes desportivos”, disse o órgão às mídias locais.
Sem saber se terá o número suficiente de atletas para entrar em campo, o Benfica iniciou a preparação para enfrentar o Braga, na próxima quarta-feira (20), pela semifinal da Taça da Liga.
O caso não é exclusivo da equipe de Lisboa. O Porto ameaça não entrar em campo nesta terça-feira (19) para enfrentar o Sporting pela outra semifinal da competição depois de acusar a equipe do técnico Rúben Amorim de quebra de protocolo da Covid-19.
O Porto classificou como “crime público” a intenção do rival de relacionar os jogadores Nuno Mendes e Andraz Sporar para a partida de hoje. Os atletas foram diagnosticados com o novo coronavírus, mas segundo o Sporting, trata-se de casos de “falsos positivos”.
“Esta tarde, o Sporting anunciou que os dois atletas estarão em condições de enfrentar o FC Porto já amanhã (…) Esta antecipação em seis dias do fim do isolamento dos dois jogadores do Sporting é um crime público, inaceitável numa altura em que Portugal é líder mundial do número de novos casos de covid-19 por milhão de habitantes e numa fase em que todos os dias se bate o recorde nacional de mortes por esta doença. E é ainda mais incompreensível por ser cometido por um clube presidido por um médico”, disse o Porto em nota.
Caso a situação não mude, o Porto não descarta desistir da competição.
A partida entre Sporting e Porto, pela semifinal da Taça da Liga, está marcada para essa terça-feira (20), às 16h45 (horário de Brasília).
Crédito imagem: A Bola
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!