Ainda pouco conhecido pelo grande público, o Ibrachina FC vem se consolidando como uma força nas categorias de base do futebol brasileiro. O clube é uma das sensações da Copinha 2025.
Fundado em 2020, em plena pandemia de Covid-19, o Ibrachina superou a desconfiança inicial e, em poucos anos, já é reconhecido como uma das principais referências em formação de atletas no país.
Filiado à Federação Paulista de Futebol (FPF), o clube nasceu de um projeto social e tem como presidente o empresário Henrique Law.
Atualmente, o Ibrachina FC disputa campeonatos nas categorias sub-15, sub-17 e sub-20, destacando-se também por negociar jogadores com grandes clubes do Brasil.
O sucesso dentro de campo é reflexo do trabalho sólido realizado fora dele.
Com total compromisso com a legislação esportiva e responsável pela formação de jovens talentos, o clube possui o Certificado de Clube Formador e já desempenha um papel relevante na indústria do futebol brasileiro.
Entre as negociações recentes, estão os atacantes Riquelme, de 15 anos, que assinou contrato de três temporadas com o Palmeiras, e Cauã, de 14 anos, que se transferiu para o Corinthians. Além disso, o Ibrachina já negociou outros atletas com clubes do exterior.
Além de formar jogadores, o Ibrachina FC também se destaca pelos resultados esportivos. Nesta segunda-feira (13), o clube garantiu vaga na terceira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior – a Copinha 2025 – ao vencer o Barra por 2 a 0. O jogo foi realizado na Ibrachina Arena, localizada na Mooca, Zona Leste de São Paulo, que é uma das sedes da competição.
Participando da Copinha pela terceira vez, o Ibrachina FC alcançou a fase eliminatória em todas as edições disputadas até agora, consolidando-se como uma das promessas do futebol brasileiro.
O Lei em Campo realizou uma entrevista exclusiva com Henrique Law, presidente do Ibrachina FC, sobre o trabalho realizado pelo clube. Confira:
Lei em Campo – Como surgiu o Ibrachina FC? Com qual intuito? A estrutura (estádio próprio e centro de treinamento) é um diferencial para formar jogadores?
Henrique Law – O clube começou através do Instituto Brasil e China, o Ibrachina, com seus trabalhos nas comunidades, onde o esporte e o futebol são as ferramentas de trabalho para melhor formar esses meninos para se tornarem bons cidadãos. A estrutura, como o centro de treinamento, alojamento e arena, são próprias e com uma boa infraestrutura conseguimos trabalhar e potencializar a forma desses meninos de jogarem bola.
Lei em Campo – Como é o trabalho desenvolvido pelo Ibrachina FC com os jovens atletas? É trabalhado a questão social e educacional com eles?
Henrique Law – Todos os nossos atletas são monitorados e acompanhados por excelentes profissionais. Como temos nosso certificado de clube formador, ele atesta todos os profissionais envolvidos para melhor formar os atletas.
Lei em Campo – Apesar de ser recente, o Ibrachina FC já é conhecido como um ‘exportador’ de jovens talentos. Pensando nisso, qual a importância do clube ter conseguido o Certificado de Clube Formador (CCF) da CBF?
Henrique Law – A importância do certificado é que ele chancela um clube com um padrão alto nas suas formações de base e sempre é bem visto todo o trabalho feito.
Lei em Campo – O Ibrachina FC já transferiu jogadores para grandes clubes do futebol brasileiro. Quais cuidados são necessários ao fechar uma transferência?
Henrique Law – Nossa grande preocupação sempre será com o atleta. Por isso, fazemos questão de sempre estar em contato com eles para saber como está sua adaptação e o novo ambiente.
Lei em Campo – Hoje a parte mental no esporte é indispensável. Nesse sentido, como o Ibrachina FC trabalha essa questão com os jovens diariamente?
Henrique Law – Sim, trabalhamos com eles diariamente, onde nosso departamento de psicologia sempre está ativo. Existe uma cobrança muito grande nesses meninos e uma grande responsabilidade, apesar de pouca idade.
Lei em Campo – Como foi a preparação do time para a Copinha? Você esperava um resultado tão expressivo mais uma vez?
Henrique Law – Nossa preparação foi muito parecida com as das outras edições. O resultado que você está vendo agora é um trabalho de um ano inteiro.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Este conteúdo tem o patrocínio do Rei do Pitaco. Seja um rei, seja o Rei do Pitaco. Acesse: www.reidopitaco.com.br.