Aos 29 minutos do primeiro tempo da partida entre Parnahyba e Atlético-CE, no sábado, pela Série D do Campeonato Brasileiro, um torcedor foi detido pela polícia por injúria racial. A informação foi divulgada pelo ‘ge’.
De acordo com a súmula da partida, o quarto árbitro relatou que foi chamado de “Chimpanzé” pelo homem.
“Informo que aos 29 (vinte e nove) minutos do primeiro tempo, o jogo foi paralisado devido a uma ocorrência de injúria racial direcionada ao 4º árbitro, o senhor Ideilton Helton Alves Lima, que identificou o torcedor que olhando para ele disse as seguintes palavras: “seu chimpanzé, é você mesmo, chimpanzé”. Ao término do jogo o 4º árbitro foi conduzido com as autoridades para a delegacia que prestar o boletim de ocorrência”, diz o documento.
A partida foi paralisada e o quarta árbitro chamou os policiais militares, apontando ao homem que teria xingado o quarto árbitro. Identificado, o torcedor foi abordado pelos policiais, que o mantiveram detido no estacionamento do estádio até o fim da partida, quando foi conduzido para a Central de Flagrantes para prestar depoimento.
Essa não é a primeira vez que um torcedor é detido nos estádios piauienses por conta de racismo neste ano. Em maio, um torcedor do Altos também foi detido após proferir injúrias raciais contra o goleiro do Ypiranga-RS, que foi chamado de “uva preta”.
Crédito imagem: CBF
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo – Inscreva-se!