Em julgamento realizado nesta quinta-feira (3), o Cruzeiro conseguiu reverter no Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) a pena de multa e perda de um mando de campo por suposta injúria racial cometida por um torcedor contra o jogador Jefferson, do Remo, durante partida válida pela Série B do Brasileirão do ano passado.
Por maioria dos votos dos auditores do tribunal, a Raposa conseguiu a absolvição da acusação e também não precisará pagar a multa de R$ 50 mil.
O Cruzeiro foi denunciado pela Procuradoria no art. 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que fala em “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”.
A denúncia de injúria racial foi exposta pelo Remo nas redes sociais, após vitória por 3 a 1 sobre o Cruzeiro em pleno Independência. No vídeo, que não é possível identificar a pessoa que gravou, é possível ouvir: “Vai tomar no c…, macaco”, enquanto o atacante Jefferson comemorava um dos gols.
Ainda no mesmo julgamento de ontem, o atacante Vitor Leque teve sua pena reduzida de quatro para duas partidas de suspensão. Como o jogador já cumpriu a punição, está livre para atuar.
Crédito imagem: Remo
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!