Em julgamento realizado na manhã desta terça-feira (1), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu Gustavo Gómez, do Palmeiras, com dois jogos de suspensão por conta da expulsão contra o Fortaleza, na 17ª rodada do Brasileirão. Por já ter cumprido uma partida pelo gancho automático, restará apenas mais um. O clube poderá recorrer da decisão.
O zagueiro foi denunciado pela Procuradoria no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), parágrafo 2º, inciso II, que fala em “assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código. O inciso prevê punição para aquele que “desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões”. A pena poderia ir de um a seis jogos de suspensão.
O juiz da partida, Marcelo de Lima Henrique, relatou na súmula que Gustavo Gómez foi expulso por xingar o assistente Rodrigo Figueiredo Henrique Correa após receber um cartão amarelo. Após receber o vermelho, o jogador partiu para cima do bandeira e teve que ser segurado pelos companheiros de equipe. Ao deixar o campo, também xingou o árbitro.
Gómez também foi denunciado no artigo 184 (pratica duas ou mais infrações), mas acabou sendo desqualificado.
Agora o departamento jurídico do Palmeiras corre contra o tempo para conseguir um efeito suspensivo para o zagueiro paraguaio. Caso contrário, Gómez será mais um desfalque para o clássico contra o Santos, domingo (6), às 16 horas, na Vila Belmiro, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Crédito imagem: Reprodução
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!