Search
Close this search box.

STJD: Árbitro que apitou Fluminense x São Paulo é suspenso por 15 dias

O árbitro Paulo César Zanovelli, pivô da polêmica na partida entre Fluminense e São Paulo, foi julgado nesta quinta-feira (3) pela 5ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Denunciado por “deixar de observar as regras da modalidade”, o juiz pegou a pena mínima e foi suspenso por 15 dias. A decisão cabe recurso ao Pleno.

A pena se restringe apenas às competições nacionais. Zanovelli foi escalado pela Conmebol para um jogo das Eliminatórias da Copa do Mundo, entre Equador e Paraguai, no dia 10 de outubro, e poderá trabalhar normalmente.

Enquadrado no artigo 259 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), o árbitro corria risco de pegar entre 15 e 120 dias de gancho, além de multa de R$ 100 a R$ 1.000.

No julgamento, houve uma desclassificação para o artigo 261-A, sobre “deixar o árbitro, auxiliar ou membro da equipe de arbitragem de cumprir as obrigações relativas à sua função”. A pena prevista é de suspensão de quinze a noventa dias. Zanovelli, portanto, pegou pena mínima.

Em seu depoimento no julgamento, Zanovelli disse que cometeu um erro de comunicação.

“Não houve falha (da regra), mas eu poderia ter melhorado minha comunicação, ela é para todos. Eu deveria ter dito: “Eu autorizei”. Teve falha de comunicação. Às vezes a gente está correndo, tem a adrenalina, a palavra pode faltar. Mas eu não poderia deixar de correr com o que é justo. O senso de Justiça eu não poderia negar – disse o árbitro do jogo, que disse que não poderia anular o gol do Fluminense por uma falha dele próprio”, declarou.

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.