O Corinthians será julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) na próxima quinta-feira (5) pelo arremesso de um tênis no empate em 4 a 4 contra o Grêmio, na Neo Química Arena, pelo Brasileirão, no dia 18 de setembro. O julgamento será feito pela 4ª Comissão Disciplinar do tribunal.
A Procuradoria do STJD denunciou o Corinthians no artigo 213, III, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que fala em “deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto e lançamento de objetos no campo ou local da disputado do evento”.
A pena para esse tipo de caso geralmente é uma multa, que pode variar de R$ 100 a R$ 100 mil. Em casos considerados mais graves, em que haja prejuízo a sequência da partida, por exemplo, há até mesmo a possibilidade de perda de mandos de campo.
Na súmula da partida, o árbitro Wilton Pereira Sampaio relatou que torcedores arremessaram um tênis contra Luan, do Grêmio. O objeto foi atirado no final do segundo tempo, quando o jogador se posicionou para cobrar escanteio.
“Informo que aos 49 minutos do segundo tempo, foi arremessado um calçado em direção ao atleta de número 7 da equipe do Grêmio FBPA, o sr. Luan Guilherme de Jesus Vieira, que estava posicionado para cobrar um tiro de canto, tal calçado veio do local onde se encontrava a torcida da equipe SC Corinthians Paulista”, diz a súmula.
Crédito imagem: Lucas Uebel/Grêmio FPBA
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo – Inscreva-se!