Em julgamento nesta terça-feira (20), a 2ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgou as infrações da partida entre Avaí e Internacional, no dia 22 de agosto, pela 23ª rodada do Brasileirão. Expulso no jogo, o comandante do Colorado, Mano Menezes, recebeu uma partida de gancho por reclamação desrespeitosa contra a equipe de arbitragem. A decisão cabe recurso no Pleno do Tribunal.
De acordo com a súmula da partida, Mano Menezes foi expulso, aos 28 minutos do primeiro tempo, por proferir as seguintes palavras para o quarto árbitro: “Conseguiu, né? P… no c..”. Pela atitude, o treinador foi denunciado por “ofender alguém em sua honra”, com base no artigo 243-F do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).
Sem conseguir comparecer ao julgamento, o técnico Mano Menezes gravou vídeo com depoimento pedindo desculpas e afirmou que, embora tenha proferido uma palavra que pode ser considerada ofensiva, jamais teve a intenção de ofender a arbitragem. O treinador lembrou ainda que ficou de fora do jogo seguinte e que já foi penalizado pela conduta.
Os auditores desqualificaram a conduta de Mano Menezes para reclamação, previsto no artigo 258 do CBJD. O treinador recebeu um jogo de suspensão, já cumprido automaticamente.
Além de Mano Menezes, o STJD também julgou duas infrações ocorridas na partida. Pelo arremesso de um copo plástico e por atrasar o início do jogo, o Internacional foi multado em R$ 3,5 mil. Já o Avaí, pelo lançamento de objeto, foi multado em R$ 500.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo