Em sessão realizada nesta quinta-feira (19), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu o Coritiba pelos supostos gestos racistas feitos por seus torcedores durante o clássico contra o Athletico, no Brasileirão. O Coxa foi multado em 5% da renda da partida, cerca de R$ 9,3 mil.
O Coritiba foi denunciado no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que fala em “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor”. O clube corria risco de ser multado em até R$ 100 mil e perder os pontos da partida.
Dois torcedores do Coritiba imitaram um macaco em direção à torcida do Athletico nas arquibancadas do Couto Pereira. Nas redes sociais, vídeos mostram uma pessoa com a camisa verde do Coxa andando em direção ao setor visitante com os gestos. Atrás dele, de camisa branca do clube, outro indivíduo faz o mesmo.
As autoridades policias identificaram os dois torcedores e enviou as imagens ao DEMAFE – Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos, que investiga o caso.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo – Inscreva-se!