Pesquisar
Close this search box.

STJD multa Fluminense em R$ 50 mil por gritos homofóbicos em partida contra o Internacional

A Quarta Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) condenou o Fluminense, nesta quinta-feira (26), a pagar R$ 50 mil por gritos homofóbicos de seus torcedores durante a partida contra o Internacional, disputada no dia 24 de novembro, pela 35ª rodada do Brasileirão. A informação foi revelada pelo ‘ge’.

O Tricolor foi enquadrado pela Procuradoria no art. 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que fala em “praticar ato discriminatório, desdenhoso, ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”.

As ofensas foram relatadas na súmula da partida pelo árbitro Felipe Fernandes de Lima.

“Informo que aos 40 e 47 minutos do segundo tempo da partida, por alguns segundos a torcida do Fluminense entoou de forma rápida o canto (por duas vezes em cada momento): ‘arerê gaúcho da o cú e fala tchê’. o fato foi informado ao 4º árbitro sr. Felipe da Silva Gonçalves Paludo pelo delegado da partida sr. Marcelo Carlos Nascimento Viana e por ter cessado o canto de maneira rápida em um curto espaço de tempo, não houve necessidade de paralisar a partida, pois os cânticos não foram mais percebidos após o telão do estádio e o sistema de som solicitarem aos torcedores para que não entoassem cantos homofóbicos”, diz o documento.

O Fluminense ainda pode recorrer da decisão no Pleno do STJD, última instância do tribunal.

Crédito imagem: André Durão

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.