Pesquisar
Close this search box.

STJD rejeita recurso e ex-técnico condenado por estupro de vulnerável é banido para sempre do esporte

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) rejeitou a liminar do técnico de ginástica Fernando de Carvalho Lopes que pedia autorização para continuar exercendo a função de treinador. Dessa forma, ele está banido para sempre do esporte, não havendo mais possibilidade de recurso. A informação foi divulgada pelo ‘ge’.

Fernando chegou a ser banido pelo STJD da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG). Porém, o ex-treinador obteve uma liminar em junho de 2020 junto à 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Sergipe, onde está instalada a sede do CBG. Agora, com a recente decisão do tribunal esportivo, ele está proibido de exercer sua função.

O ex-treinador foi denunciado pelo Ministério Público nos artigos 217-A (estupro de vulnerável) e 226 inciso II (agravante pela relação de poder em relação às vítimas). O recurso da defesa vai ser apresentado ao Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). O Ministério Público vai apresentar as contrarrazões, e então três desembargadores do TJ-SP vão analisar o recurso interposto. Após o julgamento em segunda instância, ainda é possível recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e um recurso extraordinário ao Supremo Tribunal Federal (STF). O processo corre em segredo de justiça para preservar as vítimas.

Na 2ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo, em julgamento realizado em outubro, Fernando foi considerado culpado na acusação de abusos sexuais a ginastas, relevado pelo ‘Fantástico’ em abril de 2018.

Há duas semanas, o ex-técnico foi condenado em primeira instância a 109 anos e oito meses de reclusão, em regime fechado, pelo crime de estupro de vulnerável contra quatro vítimas. Ainda cabe recurso da decisão, e Fernando poderá recorrer em liberdade.

Crédito imagem: TV Globo

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.