O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgou nesta sexta-feira (16) a briga envolvendo torcedores do Sport e Ceará, no Castelão, durante a final da Copa do Nordeste, em abril. O Leão foi punido com multa de R$ 75 mil e seis jogos sem presença de torcida visitante, enquanto o Vozão foi penalizado em R$ 5 mil. A decisão cabe recurso.
Sport e Ceará foram denunciados no artigo 213, parágrafo I do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que cita “desordem na praça de desporto”.
Os rubro-negros foram denunciados no artigo 206 do CBJD, que cita “dar causa ao atraso do início da realização de partida” e no artigo 213, parágrafo III, que aponta pena para “lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo”.
A confusão foi registrada na súmula do jogo pelo árbitro Caio Max Vieira. “Informo que no último minuto da partida, durante o processo de checagem do var, logo após o gol marcado pela equipe do sport; foi percebido um confronto nas arquibancadas, através de arremessos de cadeiras, entre a torcida do sport, que se encontrava no anel superior, e a torcida do ceará, que se encontrava no anel inferior; ambas no setor sul da arena castelão”, relatou.
Na partida contra o Ceará, os torcedores do Sport depredaram várias cadeiras da Arena Castelão, em Fortaleza. Segundo a relatoria do STJD, foram 177 cadeiras danificadas e apenas seis pessoas detidas pela polícia.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo