A Primeira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgou na manhã desta terça-feira (1) Cássio e Bruno Méndez, do Corinthians, pelas expulsões contra o Ceará e Athletico-PR respectivamente, válidas pelo Campeonato Brasileiro. O goleiro acabou sendo punido e recebeu uma partida de suspensa, já cumprida automaticamente, estando liberado para atuar. O zagueiro foi punido com dois jogos e ainda precisa cumprir um.
Cássio recebeu cartão vermelho após partir pra cima do árbitro Anderson Daronco, e o chamar de ‘babaca’. O goleiro foi denunciado no artigo 243 (ofender a honra) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e corria o risco de ficar até seis partidas fora. No entanto, os auditores desqualificarão o ato para o artigo 258 (assumir conduta contrária à disciplina), recebendo a pena mínima de uma partida.
Outro jogador do Corinthians também foi julgado, dessa vez, o zagueiro Bruno Méndez. O uruguaio recebeu cartão vermelho após agredir o atacante do Athletico-PR, Renato Kayzer, com a bola fora de jogo.
O defensor foi denunciado no artigo 254 do CBJD, que fala em punir quem “praticar jogada violenta”. Nesse caso, a pena varia de um a seis jogos de suspensão.
A defesa do Corinthians tentou desclassificar o ato do zagueiro para ato hostil (artigo 250), cuja punição é de uma a três partidas. Por maioria dos votos, Bruno Méndez recebeu dois jogos de suspensão, já tendo cumprido um diante do Flamengo.
Crédito imagem: Reprodução
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!